terça-feira, 15 de maio de 2012



Pensando as Diretrizes Curriculares da Educação



As diretrizes expressam conceitos importantes que esclarecidos nos aproxima da compreensão do documento na sua totalidade.  Integração e contextualização dos conhecimentos escolares propõe a superação da fragmentação curricular, apontando possibilidades de trabalho através de eixos articuladores, temas geradores, levando em consideração a diversidade, as igualdades e desigualdades, na perspectiva da transversalidade, como modo de pensar e analisar a realidade, partindo da premissa que, nada que existe é constituído de forma isolada, mas faz parte de uma complexidade. Isso requer conhecimento, tempo de estudo e planejamento coletivo.
Metodologias, inovadoras e trabalho compartilhado, exigem dedicação exclusiva, compromisso coletivo, dialogo e planejamento, acesso irrestrito e qualificado aos recursos tecnológicos disponíveis na sociedade.  Sem essas condições mínimas, as diretrizes, não ultrapassam a teoria, para atingir a pratica.
Na Educação Integral, concebida nas diretrizes como projeto educativo integrado, define-se uma visão mais abrangente no desenvolvimento da aprendizagem, comtemplando as múltiplas linguagens, a promoção da saúde, do esporte, do lazer, da pesquisa, a preservação do meio ambiente e a cultura dos direitos humanos, articulados com o currículo, bem como a utilização das tecnologias da informação e comunicação.  Refere-se ainda a escola assumindo parte da responsabilidade no ato de cuidar. O cuidar pode ser entendido como o cuidado enquanto atitude essencial, atenção que se dá ao outro no reconhecimento do outro como ser de direitos.  
 O cuidado com tudo que existe e nos rodeia, que nos qualifica como humanos, vivendo sob as mesmas leis naturais. Pode ainda ser entendido como assistência de determinadas carências e necessidades como alimentação, higiene básica, e guarda.  Sendo assim no primeiro entendimento, a escola como instituição de convívio social precisa fortalecer esse conceito. Já no segundo entendimento, quando a escola assume para si múltiplas funções as quais não dá conta, já que não é da sua competência e para as quais necessita da parceria de outros atores sociais, falha na sua principal função na qual é competente, que é socializar os conhecimentos científicos e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário